AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Painel do Anunciante
Favoritos

Leia nossos

Artigos


Aquaplanagem


Tatiana M.Braga
Suporte web
tatiana@trustinfo.com.br
TrustInfo Soluções Web
www.trustinfo.com.br

Aquaplanagem

Aquaplanagem

Em épocas com maior quantidade de chuva é comum ouvirmos falar de acidentes causados por aquaplanagem ou hidroplanagem. Mas, curiosamente, muitos motoristas sequer sabem o que é e o que causa a tal da “aquaplanagem”. Para esclarecer esse fenômeno, decidi trazer um vídeo que ilustra bem a situação. Confira:



A aquaplanagem pode ocorrer por três principais motivos, e quase sempre é finalizada em acidente (bem diferente do vídeo acima). Quando o os sulcos dos pneus (as ranhuras) não conseguem escoar toda a água presente na pista, o líquido acaba passando entre o piso e os pontos de apoio do pneu, fazendo com que ele perca o contato com o solo. Nesse momento, o motorista vira passageiro, uma vez que o controle do veículo vai basicamente a zero.

O primeiro fator que propicia uma aquaplanagem é utilizar pneus “carecas”, quando seus sulcos ficam rasos, diminuindo consideravelmente a sua capacidade de escoamento de água. O segundo é o excesso de velocidade: os pneus podem ser até “zerados”, mas se a velocidade for muito alta quando o automóvel entrar em um filete de água, o fluxo de escoamento pode ser insuficiente, gerando o fenômeno.

O terceiro caso que gera aquaplanagem é quando o fio de água superado é muito profundo, exigindo capacidade de escoamento acima do possível. No vídeo do quadricículo, esses três fatores foram combinados para que o lago fosse atravessado sem que o veículo e motorista afundassem.

Em estradas e ruas, com automóveis maiores, entretanto, o resultado de uma aquaplanagem tende a ser negativo em todos os casos. Maiores e mais pesados, carros e camionetes demandam de maior tempo para voltarem a ter contato adequado com o solo e podem sair da trajetória — ainda mais se o motorista tentar virar a direção ou frear. O resultado dessa situação pode ser conferido abaixo:



Ref.: www.quatrorodas.abril.com.br

Você entende de carros? Gostar de pesquisar sobre o assunto? Gostaria de escrever artigos para o AutoSerra?

Clique aqui e fale conosco.
» Home
» Carros
» Carros antigos
» Motos
» Anunciar
» Lojas
» Guia de serviços
» Favoritos
» Artigos
» Notícias
» Contato
» Perguntas frequentes
» Quem somos
» Publicidade
» Termos de uso
» Política de privacidade
Tel.: (24) 2246-7476
Email.: contato@AutoSerra.com.br
Atendimento de segunda a sexta - 9h às 16h (intervalo 12h - 13h)

Formas de pagamento


AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Todos os direitos reservados

Versão: 20150723