AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Painel do Anunciante
Favoritos
-->

Leia nossos

Artigos


Não pise em falso


Tatiana M.Braga
Suporte web
tatiana@trustinfo.com.br
TrustInfo Soluções Web
www.trustinfo.com.br

Não pise em falso

Não pise em falso

Ao entrar no carro, todos os motoristas cumprem um velho ritual antes de dar a partida no motor. Ajustam o banco, colocam o cinto de segurança e ajustam os espelhos retrovisores. Contudo, esses passos, já automáticos para quem dirige há algum tempo, muitas vezes deixam de contemplar outro fator importante para a segurança e o conforto ao guiar: o tipo de calçado utilizado. Sapatos fechados e com solas finas, por exemplo, podem fazer seu pé transpirar além da conta e, com isso, perder a sensibilidade e controle para conduzir. Aqueles com solas muito grossas comprometem o contato com os pedais. Veja a seguir a nossa avaliação de calçados masculinos (azul) e femininos (rosa) para que você também pense neles antes de dirigir.

DIRIGIR DESCALÇO PODE DAR MULTA?
O capítulo XV, sobre Infrações, artigo 252, do Código de Trânsito Brasileiro, não proíbe nenhum tipo de calçado específico e nem faz menção sobre dirigir descalço. A lei diz apenas que conduzir um veículo “usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a segurança do trânsito” é infração média, com multa de R$ 85,13. Portanto, ao dirigir descalço, o motorista exclui o risco de o calçado se desprender dos pés, o que já não é garantido quando se guia o automóvel com chinelos, por exemplo.

HOMENS

Mocassins
São uma ótima opção para dirigir. A estrutura flexível, leve e com boa área de respiro deixam o guiar confortável, atenuam a transpiração dos pés e ainda contribuem para um melhor controle dos pedais pela aderência das solas.

Esportivo
São um dos melhores tipos de calçados para conduzir o veículo. Aderência adequada e conforto são os destaques desse tipo de calçado, ainda que possam ser fechados demais e contribuir para a transpiração.

Social
Os sapatos sociais têm a mesma característica das botas: estrutura e sola muito rígidas. Embora isso seja positivo para a aderência com os pedais, eles também podem ser desconfortáveis para guiar.

Botas
São utilizadas principalmente no inverno, contudo, não são muito indicadas para dirigir. A estrutura das botas é muito rígida, assim, os movimentos dos pés ficam comprometidos, podendo causar desconforto ao controlar os pedais.

MULHERES

Esportivos
Assim como para os homens, também são muito indicados por sua flexibilidade e comodidade. O único porém fica a cargo da transpiração. Direcionar o ar-condicionado para os pés pode conter esse risco.

Sapatilhas
As sapatilhas podem pecar pela excessiva flexibilidade, por isso é bom escolher modelos com solas mais rijas para melhorar a aderência com os pedais. Conforto, comodidade e frescor são destaques desse tipo de calçado.

Plataforma baixa
As solas das sandálias de plataforma baixa são demasiadamente grossas, o que impede o contato ideal com os pedais. Embora o envolvimento com os pés e a firmeza sejam bons, é incômodo dirigir com elas.

Salto alto
Os sapatos com salto maior que cinco centímetros de comprimento não são recomendados. A postura a que os pés se sujeitam é desconfortável (podendo haver até torções de tornozelos) e prejudica a aderência.

Plataforma alta
As sandálias de plataforma alta também oferecem mínimo contato com os pedais, prejudicando a medição da força utilizada para acioná-los. Além disso, os pés ficam totalmente desconfortáveis para dirigir.

5 CONSELHOS PARA CUIDAR DO SEU CALÇADO

Comodidade
O calçado deve se ajustar ao pé, sem apertá-lo ou deixá-lo frouxo.

Limpeza das solas
Elas devem estar limpas e secas para não perder aderência com os pedais.

Tapetes do carro
Atente-se ao material do tapete, pois seu calçado pode se enganchar nele.

Calçados largos
Evite calçados com formas muito largas, porque você pode, sem querer, acionar dois pedais ao mesmo tempo.

Cuidado com as solas
É importante ficar atento ao desgaste da sola. Uma vez muito lisa, ela afeta a sensibilidade com os pedais.

Ref.: carroonline.terra.com.br

Você entende de carros? Gostar de pesquisar sobre o assunto? Gostaria de escrever artigos para o AutoSerra?

Clique aqui e fale conosco.
» Home
» Carros
» Carros antigos
» Motos
» Anunciar
» Lojas
» Guia de serviços
» Favoritos
» Artigos
» Notícias
» Contato
» Perguntas frequentes
» Quem somos
» Publicidade
» Termos de uso
» Política de privacidade
Tel.: (24) 2246-7476
Email.: contato@AutoSerra.com.br
Atendimento de segunda a sexta - 9h às 16h (intervalo 12h - 13h)

Formas de pagamento


AutoSerra - O classificado automotivo da Região Serrana
Todos os direitos reservados

Versão: 20150723